quinta-feira, 19 de junho de 2014

MOC - o que significa isso?!?

Não há duvidas que montar Lego de acordo com o manual é uma experiência divertida. Mas imaginar algo e montar ao estilo livre, exercitando a criatividade, pode ser tão bom quanto.

Na verdade, muita gente só se lembra do Lego que vinha nos baldes, com vários bricks coloridos, com os quais dava para montar o que viesse na cabeça.

Tudo bem que nem tudo ficava perfeito, mas a imaginação dava conta de preencher as lacunas.

Com a evolução do Lego, as linhas de produtos (castelo, cidade, piratas, etc) foram se definindo e se popularizando e cada uma, frequentemente, ganha novos sets (conjuntos).

Contudo, nem sempre aparece um set do jeito que queremos ou na quantidade, tamanho e forma desejados.

As vezes, ainda, é necessário acrescentar ou alterar alguma coisa naquele set bacana que compramos.

Todas estas alterações e acréscimos podem ser considerados MOCs.

Na prática, sempre que você usa as peças de Lego para criar ou adaptar algo, você está criando um MOC.

Um dos MOCs que tenho, criado a quatro mãos com minha esposa, é com a temática castelo - black falcons, tal como nesta foto:


Os Black Falcons existiram na linha castelo da Lego por muito tempo, tendo surgido na segunda geração, mas acabaram sendo substituídos por outras facções e estão no esquecimento.

Como sempre gostei da facção e sempre achei que não tinha soldados suficientes, tampouco um castelo e barco dignos dos Black Falcons, contei com a ajuda de minha esposa para adesivar escudos e torsos, trocar pernas e braços de minifiguras, criar capas e um castelo, além de alterar um barco.

Agora, acho que os Black Falcons estão aptos a fazer frente à facção dos Dragon Masters ou dos Black Knights, além de rechaçar as investidas da Wolfpack

O barco:
é um Sea Serpent (set 6057) modificado, com nova vela, escudo e bandeiras. Na frente, troquei o dragão por um corvo preto (mais próximo que tinha de um falcão).

Até onde me lembro e pesquisei, não existe um boneco oficial do rei dos Black Falcons. Então, acabei resolvendo por criar um e equipar melhor os soldados:
que ganharam capas de tecido exclusivas, feitas por minha esposa e escudos ovais, também inéditos.

Pode não parecer, mas metade dos soldados não eram nem da linha medieval e tiveram o peito adesivados e cores padronizadas para parecer um exercito.

Muitos dos escudos triangulares também são adesivados e, colocando tudo junto, fica dificil dizer, só de olhar, qual é original e qual é MOC.

Acho que ficou mais ou menos claro o que é um MOC e o post ficou gigante.

Então, hoje ficamos por aqui.
.

2 comentários:

  1. Estes foram divertidissimos de fazer!!
    Tinhamu

    ResponderExcluir
  2. Wow mano, tu ta de parabéns, eu sempre me perguntei pq eles não tinham um castelo, e sobre os reis o primeiro rei de fato na linha castle foi o do 6090 rei Leo do Royal Knights, mas esse seu rei ficou excelente. No Dragon Master o dono do Castelo era o Majisto e o Black Knights tinham um castelo lindo porem sem Rei também, apenas cavaleiros. Sei exercito está realmente apto a lutar contra as demais facções.

    ResponderExcluir